Solidariedade



Há dias venho pensando em escrever sobre este assunto, talvez ainda não estivesse inspirada para escrever da forma como gostaria.
 Nessa época do ano percebo que desperta muito mais nas pessoas a solidariedade, devido ao  tempo frio,  não que eu discorde que essa época não seja tão importante, mas  o que as pessoas esquecem é que toda época do ano é tempo de ser solidário.
 Concordo plenamente que no frio as pessoas precisam muito mais, pois imagino o quanto difícil e triste deve ser não ter uma caminha quentinha pra dormir, uma coberta que você tanto goste para se aquecer, uma sopinha maravilhosa feita pela nossa mãe, ou por nós mesmos, ou até por outras pessoas que nem conhecemos na qual compramos nos restaurantes por ai, porém existem muitas outras coisas que precisam também em outras épocas do ano.
Eu particularmente me preocupo muito com os animais, não que os considere mais importante do que as pessoas, mas sei que há maioria dos solidários pensam primeiramente nos humanos e poucas pessoas nos animais, na minha vida não me lembro de ter visto em nenhum momento, por exemplo,  uma campanha de agasalho animal, hoje dentre meus 28 anos, foi a primeira vez que vi uma matéria que uma cidade tenha feito, talvez por mera falta de atenção , mas realmente nunca havia visto, e Ca entre nós, eles sentem frio e fome tanto quanto nós, e como seres que dependem de nós acredito que precisem ainda mais.
Pensando nisso decidi ajudar da forma que posso há alguns dias, e só tenho percebido ainda mais o quanto eles precisam de nossa ajuda, hoje fui buscar em um condomínio vários sacos de ração que uma pessoa doou aos animaizinhos, sinceramente isso me emociona muito, como é lindo ver que existem pessoas boas no mundo que também pensam em outras, e nesse caso também nos animaizinhos.
Quando entrei naquele condomínio,  enquanto conversava com a moça que doou fique pensando sobre  a grande população que tem na cidade em que resido , se cada casa daquela e de toda a cidade doasse  um agasalho, um alimento, um tênis que nem usa mais,  uma coberta velha em que talvez esteja encostada a tempos, não digo que todas tenham , mas se formos olhar com carinho,  pensando no próximo que não tem  nada, cada um de nós temos algo que possamos doar a quem precisa.
 Tenho uma amiga de infância na qual admiro muito, desde quando a conheci sempre foi muito estudiosa, correta e uma pessoa incrível, amo e admiro demais o seu caráter,e hoje se tornou uma grande mulher,  há alguns anos ela vai ao abrigo do menor praticamente todos os sábados, até virou madrinha de uma das crianças na qual hoje já é praticamente um adulto,  até em seu casamento ela o levou, isso  m e  da um   orgulho muito grande, em  saber que tira um pouquinho do seu tempo, no qual poderia estar descansando, namorando, passeando para  ser solidária com alguém que precisa.
Quando cheguei em casa  entrei na internet e vi uma postagem de um menino que saiu na noite fria da madrugada de ontem para entregar cobertores aos moradores de rua, eu nem o conheço mas me emocionei em ver aquilo, é indescritível dizer o que sinto quando vejo alguém ajudando o próximo.
Imagina se cada um de nós escolhesse algo para praticar a solidariedade? Seja ela ir visitar um asilo, ou se não gosta de visitar que leve agasalhos, uma comida diferente, um radio velho que nem usa mais, uma tv, um jogo para eles se distraírem  qualquer coisa que a triste solidão daquele lugar possa fazê-los mais feliz. Um abrigo de menores como é o caso da minha amiga, a carência que existe  naquelas crianças é muito triste, a falta de carinho, a imaginação de como será o seu futuro, a falta dos pais, de ter um lar, brinquedos, de viver uma vida normal como todas as crianças,  se nós  muitas vezes nos sentimos sozinhos mesmo tendo uma família, imagina essas pessoas que são obrigadas a viver em um asilo ou em um abrigo tão solitários?
Também tem aqueles que moram nas ruas, talvez por opção de não querer viver em um abrigo, porém são livres para escolherem o que querem, eles também sentem fome, frio e precisam ter o que vestir, não sou muito adepta a dar dinheiro a essas pessoas e muitas vezes me revolto com a folga de alguns, mas não podemos generalizar pois não são todos, e infelizmente na vida nem todas as pessoas tem um caminho de flores, as flores que eu cito são  facilidades se é que me entendem.
Há também os animais, sejam eles quais for, cachorro, gato, cavalo, passarinho, todos eles merecem nosso respeito e também nossa solidariedade, há milhares de animais abandonados nas ruas sem ter onde dormir, passando frio e fome, e eles precisam muito da nossa ajuda, eles dependem somente de nós, nesses dias frios todos os dias antes de dormir eu penso neles e tenho vontade de trazer todos pra dentro da minha casa só pra não passar a noite no frio, mas infelizmente não posso fazer isso, mas o que posso fazer por eles que está ao meu alcance estou fazendo.
E  você o que acha de escolher algo em que de identifique mais para ser solidário?
Ajude uma criança, um idoso, um morador de rua, uma família que passa necessidades, um animalzinho, faça sua parte.
Se colocar no lugar do outro é sempre digno, além de digno é ter caráter é demonstrar humildade e amor.
 Seja solidário , seja humano, faça o bem não para receber nada em troca, mas sim pelo prazer em se sentir bem fazendo o bem a quem precisa, eles não precisam de muito, o pouco que cada um de nós façamos já é muito para eles.

Pratique a solidariedade, pratique o Amor.


Josi  Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário