Doce Ilusão



 Há algum tempo venho observando muitas pessoas ao meu redor, uns mais amigos nos quais convivo, outros nem tanto,  uns que até já deixei de conviver, outros que mal conheço, porém o que percebo em cada um deles é a forma em que eles sentem prazer pela vida, o prazer de viver de cada um deles, o que ouço de cada um, e o que eles querem da vida para ser feliz, para se sentir realizados.

E confesso que as vezes fico bem triste com o que eu ouço.

 Tá  e ai você me pergunta, cada um tem a sua vida e o que a maneira de viver de cada um tem a ver com você?Tudo bem  que a minha opinião realmente não importa, eu mesma odeio que alguém se intrometa nas minhas decisões, sou uma teimosa assumida e o que coloco a cabeça realmente ninguém tira, é a minha vida né, só tenho ela pra fazer do meu jeito, mas do meu jeito no sentido real, verdadeiro da coisa. Eu  realmente  não tenho nada com a vida e escolhas de ninguém pois cada um de nós escolhemos o caminho que devemos seguir, o que nos fazem sentir realizados, e as escolhas, e as consequências delas, somos nós mesmos que  pagamos por elas ou nos deliciamos com os seus resultados .

 Mas a questão que quero levantar aqui é que observando essas pessoas como citei acima, eu percebo o quanto elas deixam de ser realmente elas, o quanto deixam de olhar pra si e almejam uma felicidade supérflua, ilusória, coisas que não dão sentido a nada, moro em uma cidade que quanto mais se conhecer os " milionários" melhor eu irei me tornar, pois assim garanto entrada em todas as festas, estou no meio social, ganho uma miséria mas acho que estou feliz, pois estou construindo  " contatos ",  porque pra ser melhor do que o outro eu tenho  que usar uma roupa de marca, ter uma casa ou um apartamento top, jantar em um restaurante caro, andar com o melhor carro , ir na casa de um amigo e secar a decoração da casa dele e ir la e querer fazer igual, ou simplesmente ter também pois ele não pode ter mais do que eu, querer viajar nos mesmos lugares em que os amigos querem, claro todos temos que viajar, mas pera ai você não tem outras opções que não sejam todas iguais as de uma pessoa próxima?  Não! Imagina se eu posso ficar pra traz? Pois é, observo isso a muito tempo e garanto a vocês, eu vejo isso direto.

Mas espera ai e ao chegar em casa, ao deitar em sua cama, ou simplesmente naquele dia e que você para pra pensar em você, no que está  fazendo de sua vida, eu aqui me pergunto?  Será realmente que o coração está cheio de luz, de tranquilidade,  será que você está indo em busca do que realmente gosta, do que quer pra você? Do que te satisfaz? Que te da prazer? Ou isso tudo deixa ainda mais um vazio? Será que você não esqueceu de olhar pra si, de ouvir as respostas que realmente precisa ao invés de ficar olhando a grama do vizinho e querer ser igual ou melhor que ele pra esfregar na cara da sociedade?

 Pocha também não vou ser hipócrita e dizer que não gosto de ganhar convites pra ir a alguma festa que eu curto,  ( mas que eu curta realmente e não estar lá porque  a sociedade vai estar lá ) não gosto de ter dinheiro para ir a um restaurante  comer um prato que eu gosto, ( mas porque eu gosto e não pra postar na internet pra mostrar as pessoas que estou em um lugar bacana, eu posto também minhas viagens e minhas coisas, mas porque sei que tem muitas pessoas que torcem por mim e gostam de acompanhar, os que não gostam  garanto que nem acesso tem) acha que também  não quero ganhar bem pra poder conquistar as minhas coisas, viajar, ir ao cinema, comprar um livro, me vestir bem e tantas coisas que cada  um deseja, claro que eu quero. ( mas quero porque são meus desejos, minhas vontades e não faço nada disso pra competir com ninguém e muito menos mostrar a sociedade ou pra quem quer que seja que eu sou alguma merda.) desculpe a palavra merda, mas pra mim alguém que  vive  assim pra simplesmente mostrar ou pra competir com os outros  pra mim não passa de um merda mesmo. Eu vivo pra mim e isso basta.

 Mas entende a diferença em ser você e ser pros outros?

 Tudo bem cada um vive do jeito que escolhe, mas é tão bom ver que muitas vezes nas  coisas mais simples as pessoas são mais felizes, ver na felicidade do outro a sua também, ficar feliz com as conquistas alheias mesmo que você mal conheça aquela pessoa, e não sentir inveja e querer ser melhor, isso faz mal, mal pra quem sente e mal também pra quem recebe isso, pois se engana quem acha que ninguém percebe né?
Porra a nossa vida passa tão rápido, perca tempo realizando as suas conquistas, sonhando com outras, conversando com alguém que você mal conhece mas que  de repente te faz um bem danado, ou com um velho amigo, durma, leia, veja tv, corra, ande de bicicleta, veja um filme, qualquer coisa mas viva do seu jeito, viva com o seu coração e entenda que apartamentos caros ficam, carros caros ficam, coisas luxuosas ficam, e o que você leva mesmo é o que viveu de verdade o que viveu com o coração, simplesmente um ato de entrega, a si e a vida, ou você acha que vai dar pra voltar depois e fazer tudo novamente? Talvez sim, mas certeza mesmo agente só vai ter quando essa vida acabar.

Josi Ribeiro

Deixo abaixo pra finalizar um texto do qual eu gosto muito e tem tudo a ver com o que eu disse acima.

Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir. Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo. Que tenham ideais e medo de perdê-lo. Que amem ao próximo e respeitem sua dor. Para que tenhamos certeza de que: Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.

5 comentários: